Fui contactado 20 dias antes do lançamento para fazer uma modelagem em Computação Gráfica para uma das matérias da revista Saúde! do mês de maio.
A segunda dupla alerta para "como se afastar de maus elementos"
Após me telefonarem, resolvi fazer uns esboços rápidos só pra eles escolherem por qual caminho seguir. A opção escolhida foi a Nº 3
Depois de definido, desenhei um esboço para usar como Rotoscope na modelagem digital
Aqui está a modelagem final do personagem usando o desenho como base
Nesse momento iniciei os testes de texturas e posições da cena. Usei uns nodes para simular os outros Toys sendo atingidos pela energia do principal, no caso o rosa.
esta versão foi a que enviei para a Editora Abril pela primeira vez
Essa é a ilustração da segunda página dupla
Logo após foi enviando uma correção de posicionamento dos personagens na cena. O posicionamento foi alterado para facilitar a leitura da matéria.
Esta foi o primeiro teste de desenvolvimento da "versão má"
Depois das correções de posicionamento feitas, eu mandei um render em ambient occlusion só para conferir no Photoshop o posicionamento do texto e bonecos
Foi então pedido pelos editores da Abril que fosse simulado pinceladas ao invés de energias, mas essa opção foi reprovada logo em seguida.
Depois de tudo arrumado fiz os passes de render separados, pois a cena teria que ser clara ao fundo para ajudar na leitura da matéria. Os editores decidiram que os bonecos ao fundo funcionariam bem só no ambient occlusion, sem luz e sombra através de umbra.
Depois fiz um passe somente com os bonecos da frente, assim, seria mais fácil controlar a cena no Photoshop. Foi definido que ao invés de pinceladas normais seria usada o método tipo aquarela.
No final fiz a fusão entre o passe dos bonecos da frente e de ambient occlusion. Esta foi a última versão, iluminada através de points e sem o uso de Final Gathering e Global Illumination, por opção dos editores.
No final fiz a fusão entre o passe dos bonecos da frente e de ambient occlusion. Esta foi a última versão, iluminada através de points e sem o uso de Final Gathering e Global Illumination, por opção dos editores.
A segunda cena foi feita com um passe geral. O pontilhado do chão resolvi fazer direto no XSI através de um cilindro. Isso me facilitou muito pois além de ser mais rápido, evitei ficar desenhando em perspectiva a circunferência mais tarde.
Depois foi feito um passe de Ambient Occlusion somente para melhorar o o sombreamento da cena
O pontilhado alcançou o resultado esperado e foram retocadas as cabeças dos Toys Art no Photoshop, pois estavam estouradas. Esta foi a versão final da segunda página dupla.
Irado mano, profissa. Show de bola esse Ambient Occlusion.
ResponderExcluirToy Art rules.
Muito loko ver o passo a passo.
Falow.
Ficou maneiríssimo!
ResponderExcluirCaramba, muito bom! Mais ainda a sua explicação de como fez cada coisa, parabéns! :D
ResponderExcluirObrigado pela visita!
ResponderExcluir